Auxílio Reclusão - Você sabe o que é?

AUXÍLIO RECLUSÃO é o benefício devido aos dependentes do segurado de baixa renda recolhido à prisão, isto é, todo presidiário com filhos tem direito a uma bolsa que,  desde primeiro de janeiro deste ano  é de R$798,30 "por filho" para sustentar a família.
Os dependentes devem apresentar à Previdência Social, de três em três meses, atestado emitido por autoridade competente, de que o segurado permanece preso.
Uma das obrigações do segurado é pagar suas contribuições mensais. Os presos perdem o direito à auxílio-reclusão se estiverem recebendo salário da empresa onde trabalhavam ou em caso de liberdade condicional ou fuga.
Com a morte do segurado o auxílio-reclusão será convertido em pensão por morte.
O benefício pode ser solicitado por meio de agendamento prévio, pelo portal da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previdência Social, mediante o cumprimento das exigências legais.
Documentação Necessária:

  • Documento de identificação com fotografia

  • Número de Identificação do Trabalhador NIT (PIS/PASEP) ou número de inscrição de contribuição individual, empregado doméstico, facultativo, segurado especial e trabalhador rural;

  • Cadastro de Pessoa Física-CPF;

  • Carteira de Trabalho;

  • Documento que comprove recolhimento à prisão
Confira no site da Previdência Social.

Portaria nº 48, de 12/2/2009, do INSS

6 comentários:

  1. Como vai, Dini?
    Já conhecia este auxílio através de reportagens televisivas e discordo do mesmo. Não acho correto o governo que já arca com todas as despesas do detento enquanto este está recluso, ainda ter que sustentar tais dependentes. Um "cidadão" comete um erro e ainda é amplamente beneficiado? Acho, sinceramente, um absurdo.

    Grande abraço.
    Ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  2. Oi,

    Já tinha ouvido falar nessa lei. Os dependentes não têm nada a ver com o crime dos pais, só acho estranho virar pensão no caso de morte.

    ResponderExcluir
  3. Por isto tem muitos que jogam um tijolo na vitrine para ganhar sem fazer nada. Nada mal um salário destes por três meses ou quem sabe um assalto a caixa eletrônico. Penitenciárias indústrias já...preso deve trabalhar para haver disciplina.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dini!
    A questão que fica na minha mente é: Um trabalhador, que perde seu emprego, tem o mesmo direito?
    Se tem... ótimo. Senão me parece ser um sério estimulo a contravenção.
    Abçs, Fernandez.

    ResponderExcluir
  5. Oii amiga
    Não sabia o que era esse auxilio, mas achei absurdo, concordo com o Fernandez, já não basta o governo gastar horrores com cada preso e ainda ter que arcar com esse auxilio para a familia, era melhor eles dessem trabalho para a familia em troca desse beneficio, seria mais digno.
    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  6. oieu recebo o auxilio reclusao

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.