Vítimas de Enchetes no Nordeste Discriminadas em Comunidades do Orkut

23:48
Os temporais ocorridos nos estados de Alagoas e Pernambuco no mês de junho, e que afetaram 95 municípios, mataram 57 pessoas e deixaram mais de 157 mil desabrigadas ou desalojadas, provocaram uma onda de solidariedade entre os brasileiros, como detalhadas aqui em artigos como Detalhes da Operação da FAB no Nordeste e Força Aérea Brasileira e a Tragédia no Nordeste. Mas, na contra-mão desta corrente do bem, ainda existem pessoas que insistem em deflagrar o ódio, o racismo e o preconceito.
 Comunidades foram criadas no site de relacionamentos Orkut, para espalhar pensamentos como esses: “Acho que os cabeçudos vão vir em massa pra SP, to muito preocupada com isso". A autora da pérola é Julia Schemman, uma das moderadoras do tópico Enchentes no Nordeste no Orkut, comunidade aberta para reunir pessoas intolerantes aos nascidos no Nordeste. Utilizando-se do Twitter, pessoas bem intencionadas pediam que tal discriminação fosse denunciada e o assunto acabou chegando ao Ministério Público, que vai investigar o caso, e avisa. A prática é crime, com pena prevista de 1 a 3 anos de cadeia.

Os comentários que se seguem na comunidade criada por Julia Schermman difundem a idéia de que, com as enchentes, mais nordestinos migrarão para o sudeste, aumentando o número de desabrigados e delinquentes. Podem ser lidas frases como essas: "Eles vão falar que perderam tudo na terra deles e vão procurar alguma beira de córrego em SP para construir barraco ou virar mendigos no centro da cidade", disse Thiago Luiz. O usuário identificado com o apelido de Thomas Rebel afirma: "Seria bom se todos eles morressem na enchente, afinal nordestino é um animal q não sabe nadar". "Eles deviam aproveitar que alagou tudo por lá e nadar um pouquinho", publica outro usuário. Um outro afirma: "Mas o que seria mais sujo, a água da enchente ou os nordestinos?".

A Lei 7.716, de 5 de janeiro de 1989, conhecida como Lei Anti-Discriminação, define que é crime qualquer tipo de preconceito contra a procedência nacional, cuja pena é de 1 a 3 anos de prisão, além de multa. Discriminações com base na etnia, cor, raça ou religião também são passíveis de punições. Referindo-se a redes de relacionamento como o Orkut, a Lei também diz: "Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza".

O Ministério Público de Pernambuco afirmou que pedirá ao Google que a página seja retirada do ar e entrará em juízo com uma ação de reparação contra o crime.

A orientação do Ministério Público é que as pessoas que sentirem lesadas por frases ou comentários colocados em sites de relacionamento, salvem as páginas e registrem o dia e a hora em que foram acessadas. O próprio site Orkut disponibiliza uma ferramenta que permite que crimes de racismo, entre outros, sejam denunciados pelos usuários.

Fonte: JC online

25 comentários:

  1. Porque levar tão a sério comentários não identificados??? É dar importância demais à fofocas e fontes desqualificadas...

    ResponderExcluir
  2. Discordo de vc, acho que este assunto tem sim que ser levado a sério por todos nós, pois a relevância dele não está no fato do comentário ser anônimo, não identificado, mas sim por existir alguém que pense desta forma, que pratique este tipo de discriminação(que é crime). Não podemos aceitar que nossos jovens leiam esse tipo de atitude e achem que é apenas uma brincadeira. Prefiro ainda me indignar com tais atitudes que achar que isso é normal!
    Agradeço sua visita e seu comentário!

    ResponderExcluir
  3. Estamos num país democrático e não podemos dar corda para a censura. Concordo em parte...muitos aproveitam a desgraça dos outros para difundir e ganhar nisto...até pessoas que deveriam dar exemplo (políticos) fazem isto. Uma crítica as vezes faz com que vemos o outro lado...não concordo com críticas destrutivas e que venham a denigrir a imagem das pessoas.

    ResponderExcluir
  4. Acho qualquer tipo de discriminação o fim da picada, ignorância pura.
    Beijos,
    Mari
    http://marimartinsatemporal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Commentários sem cabeças de sulistas acéfalos. Só... VIVA O NORDESTE!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Bom, espero que a autora do tópico veja o nordestino acima tendo com os sulistas o comportamento que muitos tem com os nordestinos.
    Sobre os comentários em orkut. Veja, denunciadas ou não, as pessoas que concordam com a comunidade vão continuar não gostando de nordestino. Então isso não muda. O orkut não influencia ninguém, especialmente se o postante não tem coragem de mostrar a cara.

    ResponderExcluir
  7. Olha vou te dizer uma coisa,sou do nordeste e aqui é tudo calmo,a cidade q eu moro é tranquila,mas... quando chega esses bastardos chiando feito panela de pressão e falando meu isso meu aquilo,pode cre,aqui eles viram marginais pq são marginais,a maioria q é presa aqui vem do rio e sp,pq são deliquentes,pobres e sem cultura como essas pessoas dessas comunidades.

    ResponderExcluir
  8. Eles têm raiva pois nós, nordestinos, estamos tomando deles todas as vagas em concursos públicos.

    Onde vamos, aprovamos.

    ResponderExcluir
  9. Essas pessoas preconceituosas e racistas são hipócritas, mesquinhas e egoístas. São aqueles tipos de gente que só pensam nelas e acham que se elas estão passando bem, os outros que se danem. São pessoas que, mesmo vivendo na era da tecnologia, estão ainda longe da conquista da Sabedoria Eterna e do Reino de Deus. Portanto, são insensíveis à Máxima: SÓ O AMOR, O PERDÃO E A CARIDADE SALVA!

    ResponderExcluir
  10. Discriminar é errar, é atingir alvos inocentes, palavras, gestos e atitudes discriminatórias é crime, sou totalmente contra a este tipo de atitude.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  11. O que me deixa triste é que são essas as pessoas responsáveis por comandar o país. A maior parte desses comentários vem da burguesia mesmo. Lastimável. A salvação do mundo deve ser uma enchente, acabar com tudo e construir outro com pessoas melhores talvez, a la matrix. Adorei seu blog, bjos e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Mas..... er... o q pode se esperar de pessoas que :

    - Dados tabulados pela Folha a partir da Prova Brasil, outro exame do MEC, mostram,que cidades da Grande São Paulo apresentam médias inferiores a de m.u.n.i.c.í.p.i.o.s do I.N.T.E.R.I.O.R. do Nordeste...

    Se eles acham isso dos Nordestinos imagino a baixo auto- estima deles em relação a eles msmo

    ( Sem contar q a maioria deles eh Nordestino, primeira vez que vejo pessoas discriminando a si próprias. )

    ResponderExcluir
  13. E de sexo, não tem não? E depois, ja to cansada de ler na G1 coisas do tipo: "Mulher perde controle do carro...". Mas quando é home,eles escrevem: "Motorista perde controle do carro...".

    ResponderExcluir
  14. Agradeço a todos pelos comentários.

    ResponderExcluir
  15. O que mais me deixou indignada ao ver essa matéria(o que me levou a divulgar entre meus contatos de e-mail), não foi o fato de se tratar apenas de um caso de preconceito, mas a falta de humaninade nessas pessoas, dizer que "teria sido melhor que todos tivessem morrido"... O ministério púlblico tirar ou não a página do ar, encontrar ou não os responsáveis pelas ponstagens não muda nada, essas atitudes não mudam a índole de uma pessoa.
    O Brasil precisa de educação, esses jovens que fizeram estes tipos de comentários, deveriam ver de perto a situação pela qual os alagoanos e pernambucanos estão passando.
    Todos os dias perdemos batalhas... Mortes prematuras de crianças e jovens por ínumeros motivos e o que eu vejo é que isso tem se tornado comum para as pessoas, ninguem mais fica horrizado ao ver um corpo estendido no chão?
    Tenho 20 anos e graças a Deus tenho a consciência de respeitar sempre o próximo, de estar disposta a ajudar dentro das minhas possibilidades, nunca precisei fazer parte de partidos políticos, igrejas ou qualquer outro grupo pra adiquirir meu modo de pensar...
    Fico triste com o rumo que o país tem tomado, tudo culpa do desinteresse do povo brasileiro de querer se educar, aqueles que estão no topo da sociedade pretendem permanecer por lá e pra isso irão subjulgar os pobres, como sempre fizeram... Enfim... Só precisava falar um pouquinho sobre isso.
    Desculpas pela falta de sentido em alguns momentos e os erros de português.

    Mai Nascimento

    ResponderExcluir
  16. O bom mesmo eh pq enquanto esses sulistas preconceituosos estão perdendo tempo escrevendo asneiras sobre NÓS nordestinos, NÓS estamos aqui estudando e tomando a vaga deles de todos os concursos públicos e vestibulares!!!!!!!
    Bando de recalcados!!!!!!!!
    + eh mto engraçado mesmo...ESSES MERDINHAS não se lembram que quando fica TUDO alagado por lah, NÓS NORDESTINOS MANDAMOS AJUDA PRA LAH!!!
    Será que nós realmente deveriamos morrer???

    ResponderExcluir
  17. Sou contra qualquer tipo de discriminação.
    Agradeço todos os comentários.

    ResponderExcluir
  18. Infelizmente, a solução para esse tipo de atitude se dará apenas a longo prazo, pois depende de educação, e essa não tem sido uma preocupação séria de nossos últimos governos. Acho que teremos que aguardar algumas gerações até que esse tipo de comportamento repleto de ignorância deixe de existir. Talvez isso até seja um reflexo de decisões de nosso governo atual que, com algumas políticas de cotas", busca promover a segregação de nossa população, ao invés da união de nossa gente.

    ResponderExcluir
  19. pare, e pense um pouco,se um nordestino nunca tivesse ido à sul ou sul-deste do país será que cidades como são paulo ou rio de janeiro seria o que são hoje?;(uma das maiores cidades do mundo e outra considerada o cartão postal do brasil)não esqueçamos que o brasil começou no nordeste, e que o nosso presidente é nordestino,e que foi ele,um nordestino, que nos colocou na situação que estamos hoje,e afinal de contas 90% dos sulistas são nordestinos ou descendentes deles.

    ResponderExcluir
  20. Percebi que alguns comentários criticam a discriminação sofrida pelos nordestinos, mas ao mesmo tempo é hipócrita pois discrimina pessoas do sul e sudeste.

    Devemos dar o exemplo com nossas ações e palavras, e não fazer do problema uma desculpa para também discriminar.

    Não é pq vc sofre algum tipo d preconceito que vc tem que discriminar também.

    A generalização nunca deve ser tomada como verdade absoluta.

    ResponderExcluir
  21. Ao último anônimo que comentou aqui:

    a grande maioria que quer vocês na cova é formada de paulistas. SÃO PAULO NÃO É SUL. Se você se julga tão inteligente primeiro deve parar de falar as merdas que você reclama que os outros falam de vocês, e deve parar de considerar que tudo é sul. Ou então não reclame se falarem que todo nordestino é bahiano

    ResponderExcluir
  22. Do jeito que vc fala, de "tomar" as vagas, dá impressão que tás tirando algo de outra pessoa. Você passou por merecer, não foi? Vc é brasileiro, não é? Se vc não quer sofrer preconceito, cuidado como você escreve também.

    ResponderExcluir
  23. E o que dizer das enchentes do Sul do país, deixa só começar a chover pra eles virem pedindo ajuda... Toma teu rumo!

    ResponderExcluir
  24. E no final todos estão na mesma vala podre chamada Brasil! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.