Estácio de Sá: Desrespeito com aluno

Estudei na Estácio de Sá no ano de 2010. Ao final do ano, mudei-me para Brasília, onde

iniciei minha busca por uma Universidade para transferir meu curso. Antes de sair do

Rio de Janeiro, ainda no mês de Janeiro de 2011, solicitei a documentação necessária à

Estácio, a fim de apresentar na Universidade de destino. A Estácio me entregou quase

todas, exceto o “programa de disciplinas” que, segundo a funcionária que me deu as

informações, seria enviada à unidade de destino após eu apresentar a “declaração de

vaga” emitida pela unidade de destino. Mas, como ainda não havia chegado em Brasília,

eu sequer sabia onde iria estudar, então não tinha como obter essa declaração de vaga

naquele momento.

Ao chegar em Brasília, no mês de fevereiro, comecei minha busca pela cidade. Fui

em várias universidades que não aceitavam dar início ao processo pois eu não estava

de posse do tal “programa de disciplinas”. Vejam o impasse: a Estácio não libera o

programa de disciplinas porque eu não apresento a “declaração de vaga” da unidade

de destino; e a unidade de destino, por sua vez, não inicia o processo de transferência

porque eu não apresento o “programa de disciplinas”. Até que, enfim, consegui uma

Universidade que aceitou dar início ao processo, efetivou até minha matrícula, mas

não iniciei as aulas ainda pois, sem o “programa de disciplinas”, eles não tem como

avaliar as disciplinas que deverei cursar. Fiz novamente a solicitação do “programa

de disciplinas” na Estácio, que deu um prazo de 7 dias para emissão. Já se passaram

8 dias e até agora nada. E o pior é que, segundo informações da Estácio, o programa

só pode ser retirado pelo próprio aluno, pessoalmente. Só que já estou morando

em Brasília!! Resumindo, é um absurdo o que a Estácio faz com um aluno seu. Ao

tentar se transferir para outra universidade, em outro estado, o aluno fica à mercê da

Instituição, tendo que se deslocar novamente ao Rio de Janeiro, apenas para retirar um

documento, que poderia muito bem ser enviado pelos correios, para o endereço do aluno

ou da universidade de destino. Até onde eu sei, isso já se configura como retenção de

documento de aluno, o que enseja um “habeas data”, concordam?

Um comentário:

  1. Concordo! Estudo no Menezes Cortes, se precisar de qualquer ajuda é só falar. Boa sorte!

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.