A Mulher na Força Aérea Brasileira.

16:11
Nâo é novidade para ninguém que existem mulheres nas Forças Armadas, Exército, Marinha e Aeronáutica. Na Força Aérea, elas estão no efetivo desde o dia 01º de agosto de 1982, data da matrícula da primeira turma de mulheres convocadas para o Estágio de Adaptação ao Quadro Feminino de Oficiais, no Rio de Janeiro, e no Estágio de Adaptação ao Quadro Feminino de Graduadas, em Belo Horizonte.
A partir de então, a participação feminina só foi ampliada, com a a participação da mulher nas áreas de saúde, administração e outras afins, mas nunca, pelo menos até o ano de 2003, na área operacional, ou seja, como pilotos. Naquele ano, foram matriculadas as primeiras mulheres no Curso de Formação de Oficais Aviadores na Academia da Força Aérea (AFA), escola da Aeronáutica que forma os pilotos da FAB. Vinte mulheres foram aprovadas naquele concurso e, após 4 anos de intensos estudos e muita dedicação, onde foram submetidas aos mais rigorosos testes e regras militares e de pilotagem militar, 11 concluíram o curso. ( Veja Como ingressar na Força Aérea Brasileira )

Ao término do curso, as Cadetes, então promovidas ao posto de Aspirantes, fizeram a escolha pelo tipo de aviação: caça, transporte, helicópteros, reconhecimento, etc. Conforme a escolha, as militares são enviadas aos centros de formação na respectiva aviação. As que optaram pelas aviações de transporte, patrulha ou reconhecimento seguiram para Fortaleza, a fim de se subeterem à formação específica. Já as que preferiram a aviação de caça ou de helicóptero seguiram para Natal. Durante um ano nessas localidades, as Aspirantes estudam as doutrinas específicas dessas aviações, bem como voam aeronaves de treinamento características de cada uma.

Um detalhe importante desse ingresso feminino no quadro de pilotos da FAB é que, com isso, as mulheres agora podem atingir o posto mais alto da Força Aérea que é o de Tenente-Brigadeiro, podendo, no futuro, virem a ocupar o cargo de Comandante da Aeronáutica.

Quem tiver interesse, ou conhece alguém que tenha, em participar do concurso desse deve correr, pois as inscrições vão até o dia 17 de junho. Maiores informações podem ser encontradas no site da FAB:

2 comentários:

  1. Parabéns as mulheres a mais este espaço na sociedade...sejam sempre lutadoras pelos seus direito...mas não esquecer de que devem ser mulheres...femininas...meigas...etc.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde! O seu blog foi contemplado com o selo Dardos. A escolha foi em clima de confraternização. Parabéns e faço votos que goste do presente. Segue o link referente ao prêmio: http://www.lucianavaz.net/2010/06/premio-dardos.html

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.