Um Passeio ao Jardim Botânico

Neste fim de semana fui visitar o Jardim Botânico, que foi criado na época da chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil, através do Decreto de 13 de junho de 1808 por D. JoãoVI, com o nome de o Jardim de Aclimação e com a finalidade de aclimatar as plantas de especiarias oriundas das Índias Orientais: noz-moscada, canela e pimenta-do-reino.
Ele já foi chamado também de Real Horto. Com a Proclamação da Independência do Brasil, o Real Horto foi aberto à visitação pública em 1822 como Real Jardim Botânico e somente em 1890 com a Proclamação da República, foi que passou a ser denominado como Jardim Botânico.
Como reconhecimento pela sua importância científica, foi rebatizado como Instituto de Pesquisas Jardim Botânico em 1998 e finalmente, em 2002, tornou-se uma autarquia.
Um dos pontos que eu acho mais bonito é o Aléia Barbosa Rodrigues ladeada por imponentes Palmeiras imperiais.
É um verdadeiro santuário ecológico, que além de abrigar as mais raras espécies de plantas da flora brasileira e de outros países, é uma ótima opção de lazer para crianças e adultos e um deleite para aqueles que querem contemplar a natureza, sem contar que tem uma Biblioteca com cerca de 66 mil volumes e 3 mil obras raras.

Um excelente lugar para recuperar as energias, relaxar, meditar, ler um bom livro ao som de pássaros e fica aberto ao público entre as 8 e as 17 h.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.