Aldiko leitor de E-Book para o Android

O Aldiko é um leitor de e-Book para o Android que estou usando no meu BackFlip Motorola já alguns dias.

A interface é muito legal, é a imagem de uma prateleira onde ficam seus livros, vc desliza o dedo na tela e os livros vão passando para vc escolher. Associado a ele, eu uso um site (http://www.2epub.com/) que faz a conversão de outros tipos de arquivos para o tipo que o programa consegue ler, que é o .epub. Essa é uma extensão que está se tornando amplamente utilizada por vários leitores de e-Book existentes hoje no mercado. Um dos primeiros motivos pelos quais eu passei a utilizar o programa é que ele permite aumentar o tamanho da fonte de todo o e-Book, pois, às vezes, quando leio um documento pdf em algum pdf reader, mesmo colocando no zoom máximo a fonte não fica tão grande e fica ruim pra ler. No Aldiko não tem esse problema. Assim, é possível vc pegar aquele arquivo em .pdf por exemplo, convertê-lo para .epub no site, transferir para o seu aparelho Android e ler no Aldiko. Esse programinha permite várias configurações além da fonte, vc pode inverter as cores do texto e do fundo, para quando for ler à noite ou em algum lugar muito escuro, de forma a não ficar muito iluminada. Ele também vem com uma funcionalidade muito prática que é permitir vc alterar a luminosidade da tela, simplesmente deslizando o dedo na lateral da página do livro. É muito legal, estou muito satisfeita. Se quiser saber mais o site do programa é http://www.aldiko.com/, e tem no market também, pode baixar direto pelo celular.

31 comentários:

  1. Oi Dini, adorei teu blog
    super interessante e informativo
    parabens!
    mas vamos, la
    acabo de adquirir um tablet chines que usa o Android e qro muuuuuuito ter esse aldiko pr'eu ler meu livrinho
    mas nao consigo baixar o software
    vc nao teria ai um link direto pra downloado?
    obrigado bjos!
    Mauro

    ResponderExcluir
  2. Mauro, obrigada pela visita e que bom ter gostado.
    Veja, achei este link http://www.aldiko.com/packages/1.2.5/aldiko-standard-1.2.5.3-signed.apk
    Só não sei se vai funcionar pois não deu pra testar. O meu foi direto do meu smatphone. Qualquer coisa me diga se deu certo ou não, ok?

    ResponderExcluir
  3. Cara Dini, ai vai um super-beijo pra vc!
    Instalei e funciona cfme o esperado, alias, superou minhas expectativas.
    Obrigado mesmo!

    ResponderExcluir
  4. De nada Anônimo,precisando é só dar uma passadinha aqui!!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dini! obrigada pelas dicas. Já baixei o aplicativo Aldiko, muito legal.
    Tambem consegui bastante livros e-books no formato epub, mas estou com dificuldade em coloca-los no programa. Estão todos no cartão, mas tento importa-los mas não da certo. Por favor...Poderiam me ajudar?? meu sistema é android 2.1.
    Ah.. recomendo também um programa que baixei chamado Calibre, ele também converte de PDF para epub, muito legal.
    Obrigada.
    CArol

    ResponderExcluir
  6. Carol, é necessário que vc crie no cartão sd uma pasta chamada "ebook" e dentro dela uma outra pasta chamada " import"; depois é só colocar todos os arquivos epub dentro dessa pasta "import" . Espero que eu tenha ajudaddo. Obrigada pela visita e qualquer coisa entre em contato. bjs

    ResponderExcluir
  7. OLá Dini, Valeu....muitíssimo obrigada pela orientação, como é bom achar alguem que compartilhas,consegui abrir todos e-books. Não querendo abusar, vc poderia me falar onde configuro as fontes, brilho, dia e noite, a hora que o livro esta aberto não tem barra e tento clicar no meio da pagina não abre nada,e tambem nas prateleiras não consigo configurar.
    O android para mim é novidade, falar nisso o market não veio no meu android, veio só o SlideME, me parece que é igual,já baixei um monte de aplicativos através dele,vc sabe como conseguir o Android market? Um grande abraço. Carol

    ResponderExcluir
  8. Olá, mesmo criando as pastas ebook e import não consigo salvar do calibre pra o meu android. Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  9. Ótima dica!! Estava aqui me batendo com umas coisas que não funcionavam e aí encontrei seu blog e tudo se resolveu!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Olá Dini!!
    Vc sabe se tem como colocar a capa do livro na prateleira do Aldiko? Todos que coloquei ficaram com a mesma capa verde...
    Abraços,
    Jaque

    ResponderExcluir
  11. Olá!!!! Gostaria de agradecer por essa dica MARAVILHOSA!!! Já estava decepcionada com esse cel, pq não havia leitor algum para colocar nele. Agradeço muito pelas dicas, e muito sucesso apra vc!

    ResponderExcluir
  12. Olá!!!! Gostaria de agradecer por essa dica MARAVILHOSA!!! Já estava decepcionada com esse cel, pq não havia leitor algum para colocar nele. Agradeço muito pelas dicas, e muito sucesso apra vc! Solange Dolsan

    ResponderExcluir
  13. Vlw pelas dicas obrigado

    ResponderExcluir
  14. Eu Gostei Muito Mesmo.
    Parabens, Uma Super Dica =D

    ResponderExcluir
  15. Olá Dini,
    Dica maravilhosa, entrei no site e já foi baixando no meu tablet, meu marido já estava quase me matando, pois ficava horas procurando uma maneira de baixar o Aldiko e não conseguia, bjos fica com Deus. :*
    Anabel Barreto

    ResponderExcluir
  16. Ola, Dini.
    Valeu as dicas. Adquiri um telefone Galaxy S e um tablet Genesis GT-7220 pra meus filhos e procurava um reader com zoom, principalmente por causa do telefone.
    Grato,
    dts

    ResponderExcluir
  17. galera nem e preciso crar pastas vs pode so colocar as epubs no cartao sd o aldiko um leitor q vem nos tablets da coby no icone home vs navega no cartao sd e importa para o programa blz mas o site ai e bem esclarecedor abraço galera :D

    ResponderExcluir
  18. Olá, comprei um tablet chines android, consegui colocar os livvros tudo direitinho, mas quando aumento o tamanho da fonte, não fica a página inteira equando tento "rolar" para cima, muda para página seguinte, tem como modificar isso?
    obrigada

    ResponderExcluir
  19. Olá, tenho um tablet chines android kernel, coloquei os livros no aldiko, mas quando aumento o tamanho da fonte, a página não cabe inteira e quando faço rolar muda de página, tem como me dar alguma dica?
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Maria, não sei como te ajudar, pois nunca aconteceu comigo. Um abraço.

    ResponderExcluir
  21. oi poderia me ajudar estou com um kyros 7016 e não consigo alterar a fonte no aldiko como faço isto?

    ResponderExcluir
  22. Oi td bem? Gostaria de saber se tem como baixar livros em portugues comprei o galaxy s e ja tem o aldiko ebook mas nao estou conseguindo baixar em portugues...Desde ja agradeço!

    ResponderExcluir
  23. Oi, tenho um tablet multilaser elite e gostaria de sabr como dou zoom em arqvos pdf no aldiko. Obrigado...

    ResponderExcluir
  24. Oi, tenho um tablet multilaser elite e gostaria de sabr como dou zoom em arqvos pdf no aldiko. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. eja só: fui diminuir o brilho da tela ao ler página de livro no aldiko e escureci tudo e como está escuro não consigo voltar o brilho, pois nada aparece. Isso só com a página pois se volto à prateleira o brilho volta ao normal. Em configurações o brilho está regulado certinho. Como faço para regular novamente o brilho da página? Agradeço a ajuda.

    ResponderExcluir
  26. Olá Dini,
    Tudo bem? Achei seu blog por acaso, e adorei. Vou ser "coveiro" e desenterrar esse post com meu comentário (é que pela data vi que ele já tem um tempinho né, rs...).
    Bom, meu Aldiko não abre epub de jeito nenhum. Já instalei N versões, e nada, só arquivos pdf. Só que os epubs que eu tenho foram conversões que fiz dos meus pdfs para epub, no Hamster e no site 2epub. O que eu tô fazendo de errado que meus arquivos epub não estão sendo reconhecidos? Baixei o FBReader, e esse abre meus epubs, só que totalmente desconfigurados. Rs... Alguma idéia?
    Agradeço desde já!
    Henrique.

    ResponderExcluir
  27. Henrique,vc precisa importar o epub. Está fazendo isso? Ele nao reconhece automaticamente, é preciso importar.
    Se vc já está fazendo isso e não está funcionando, sinceramente não sei como te ajudar!
    Um abraço
    DiniSil

    ResponderExcluir
  28. José Roberto, não sei como te ajudar! Desculpa.
    Abraço
    DiniSil

    ResponderExcluir
  29. Olá, gostaria de saber se no site que voc falou que converte outros tipos de programas para epub, voc faz isso direto no seu celular? Se poder me responder o mais rápido possível ficarei grata, Bjo.

    ResponderExcluir
  30. José Roberto, basta deslizar o dedo no lado esquerdo da tela. Isso aconteceu comigo tambem.

    Sei que faz 3 anos, e que o proprio José nem veja isso, mas pode ajudar outras pessoas.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.